Saiba como um software de gestão agrícola pode reduzir os custos da sua produção

O software de gestão agrícola é uma ferramenta que potencializa o agronegócio. Descubra as vantagens desta aplicação!

As ferramentas virtuais são o reflexo da força que a transformação digital está exercendo nas atividades empresariais. Hoje, é difícil imaginar uma demanda que não possa ser automatizada. Até mesmo a área rural se beneficia com as aplicações digitais. Um exemplo delas é o software de gestão agrícola.

Neste artigo, explicaremos o que é e a importância desse tipo de tecnologia para o agronegócio. Mostraremos também as suas maiores vantagens. Acompanhe os próximos tópicos!

O que é o software de gestão agrícola?

Explicando de maneira simples, o software de gestão agrícola é uma ferramenta que monitora, gerencia, automatiza, integra e potencializa as demandas da empresa rural. Por meio dele, o negócio adquire serviços de alta eficiência que viabilizam a prática da agricultura de precisão.

Em resumo, esse tipo de tecnologia dá suporte para as necessidades das quatro áreas fundamentais de uma boa gestão:

  • Finanças – controle financeiro do fluxo de caixa;
  • Produção – eficácia na colheita;
  • Gestão de pessoas – seleção, treinamento e desenvolvimento de profissionais;
  • Comercial – gerenciamento de fornecedores e clientes.

A importância da tecnologia no agronegócio

Com o apoio do software de gestão agrícola, o agronegócio entra em uma fase de inovação e crescimento. Isso acontece porque a ferramenta permite a gestão baseada em dados. Dessa forma, o produtor obtém informações precisas sobre o manejo da safra e o monitoramento das operações agrícolas.

O resultado é o ganho de tempo e a possibilidade de realizar previsões futuras. Além disso, os dados monitorados pela tecnologia podem ser armazenados e inseridos em um histórico da lavoura. Com base nesse histórico, é possível correlacionar períodos de safra, identificar melhorias ou eliminar problemas.

Há também a redução de custos. Essa vantagem é adquirida quando o software de gestão agrícola indica, por exemplo, a quantidade necessária de insumos ou fertilizantes para um determinado período. Desse modo, o produtor evita desperdícios com produtos excedentes que acabam perdendo a validade.

Quais são as vantagens do software de gestão para o setor agrícola?

Ao “colocarmos na ponta do lápis”, encontraremos muitas vantagens em implantar um software de gestão agrícola. Dentre os benefícios, podemos destacar:

  • Otimização da produção – visualização e gerenciamento de todos os procedimentos que envolvem a cadeia de suprimentos;
  • Monitoramento – levantamento georreferenciado de informações e imagens que apresentam as condições de cada talhão. Esses dados são coletados de forma rápida, simples e automatizada;
  • Análise foliar das plantas – imagens captadas digitalmente permitem que o produto identifique áreas infestadas por pragas ou danificadas por doenças;
  • Avaliação de cobertura do solo – monitoramento e avaliação da cobertura vegetal do solo;
  • Dados geográficos – registra os dados e os apresenta em gráficos simples de serem analisados ou estudados;
  • Taxas variáveis – mapas de produtividade que ajudam a regular a aplicação de sementes, corretivos e adubos.

Sem dúvidas, a tecnologia e o agronegócio deram as mãos. Isso é ótimo! Afinal, podemos esperar resultados ainda melhores no futuro. À medida que essa parceira entrega soluções adequadas e que suprem as necessidades do setor produtivo rural.

Entendeu como funciona e a importância de um software de gestão agrícola? Quer otimizar o seu negócio com uma tecnologia desenvolvida para a gestão da produção? Então, entre em contato e solicite um orçamento com a Masterplanti!

Uma resposta para “Saiba como um software de gestão agrícola pode reduzir os custos da sua produção”

Os comentários estão desativados.