Plantas ornamentais – um mercado em alta

As plantas ornamentais são verdadeiras fontes de lucratividade para os produtores. Descubra por que investir nesse setor.

As plantas ornamentais são mais do que objetos de decoração e estímulos para a saúde física ou mental. Na verdade, figuram como uma das áreas comerciais que mais crescem no Brasil. A razão para isso se deve, em parte, aos investimentos em tecnologias e técnicas de produção. Dessa forma, esse mercado consegue atender a um número cada vez maior de consumidores.

Neste artigo, mostraremos como está o cenário das plantas ornamentais no Brasil. Falaremos também sobre os impactos positivos das tecnologias e técnicas nesse setor. Confira os próximos tópicos!

Um panorama sobre o mercado de plantas ornamentais

O mercado nacional de plantas ornamentais está a todo o vapor. Essa realidade é apresentada em um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor). De acordo com esses dados, o Brasil:

  • Tem em média, 8 mil produtores de flores e plantas;
  • Esses cultivam cerca de 2.500 espécies com 17.500 variedades;
  • O setor emprega 209 mil trabalhadores diretos e 800 mil indiretos;
  • O faturamento anual chegou a R$ 10.925 bilhões.

Quanto ao futuro do mercado de plantas ornamentais, as perspectivas são excelentes. Ainda conforme dados dessa pesquisa, levando em consideração o crescimento da área e do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, o Brasil tem potencial de estar entre os 10 maiores produtores do mundo.

Quais são as inovações e como impactam no setor?

Para atender a um mercado consumidor exigente, os produtores nacionais investem em estratégias inovadoras. Uma delas é a importação de material genético de diferentes produtores mundiais, como os Estados Unidos, Israel e União Europeia. Quando esse material chega no Brasil, são feitas mudas in vitro em uma estufa.

Para adquirir a melhor qualidade no desenvolvimento e produção das flores, todo o material genético é testado. Dessa maneira, se identifica a presença ou não de vírus e pragas, além de obter a confirmação da identidade da cor da flor. Um dos grandes benefícios da prática de importação é o aumento da produtividade do setor.

Visto que, é possível atender tanto os consumidores nacionais quanto os internacionais. Outro impacto positivo dessa técnica é acompanhar as tendências mundiais. Essas sempre variam. Em uma época, os consumidores buscam uma determinada espécie, em outra, a procura se modifica.

Não importa a tendência de consumo, os produtores brasileiros dão conta. E por causa dessa eficiência, o mercado nacional, como dito, segue produzindo lucros, empregos, melhorias na produção e gerenciamento da área de plantas ornamentais.

Benefícios de investir na área de plantas ornamentais

Dentre os muitos benefícios de investir no mercado de plantas ornamentais, podemos destacar:

  • Mercado em crescimento;
  • Rentabilidade;
  • Baixo investimento inicial;
  • Várias oportunidades de nicho;
  • Diversidade de produtos;
  • Sustentabilidade e baixo impacto ambiental.

O papel da tecnologia nesse mercado

A tecnologia de cultivo em ambientes fechados, como estufas, está se desenvolvendo rapidamente. Esses sistemas controlados permitem o cultivo de plantas ornamentais durante todo o ano. Independentemente das condições climáticas externas. Sendo assim, se garante a qualidade e disponibilidade.

Por outro lado, a Internet das Coisas (IoT) também está começando a desempenhar um papel no mercado de plantas ornamentais. Sensores e dispositivos conectados podem monitorar e controlar automaticamente as condições ambientais, como luz, umidade e temperatura. O resultado é a otimização do crescimento das plantas e minimização da intervenção humana.O que acha de implementar a melhor tecnologia de gestão na sua produção de plantas ornamentais? Então, acesse o site da MasterPlanti e descubra as soluções oferecidas pelo nosso software de gestão de produção!