Gestão de produção rural

As tecnologias estão otimizando a gestão de produção rural. Descubra os benefícios que as empresas estão obtendo com essas ferramentas!

O setor de produção rural engloba o cultivo de frutas, hortaliças, agropecuária, avicultura, entre outras áreas. Em todas essas esferas, o uso de tecnologias está crescendo e otimizando a gestão de produção rural. Isso é possível por meio de ferramentas que mapeiam custos, aprimoram técnicas, geram dados sobre manejo e investimentos.

Neste artigo, explicaremos o que é gestão de produção rural. Mostraremos também tecnologias que estão revolucionando os resultados no campo. Além disso, apontaremos os benefícios obtidos por meio dessas ferramentas. Acompanhe os próximos tópicos!

O que é gestão de produção rural?

Explicando de maneira simples, a gestão de produção rural é a administração e controle das atividades do campo que visa aumentar a produtividade e a rentabilidade dos produtores. Trata-se de uma atividade estratégica e fundamental para o sucesso do negócio rural.

Para ser eficiente, esse tipo de gerenciamento exige planejamento, organização e tomada de decisão. Além disso, é preciso escolher as culturas e criações, comercializar produtos, comprar insumos, gerenciar mão de obra, controlar a qualidade e quantidade da produção, além da gestão financeira e tributária.

Como a tecnologia impulsiona os resultados no campo?

A tecnologia tem um papel fundamental na gestão da produção rural. Sendo uma ferramenta importante para impulsionar os resultados no campo. Atualmente, algumas tecnologias que são utilizadas pelos produtores rurais, são:

  • Sensoriamento remoto – uso de imagens de satélite e drones para monitorar o desenvolvimento das plantas e avaliar as condições do solo;
  • Internet das Coisas (IoT) – dispositivos conectados à internet para monitorar o clima, o desenvolvimento das plantas, a produtividade e outras variáveis importantes para a produção agrícola;
  • Sistemas de Informação Geográfica (GIS) – implantação de softwares para analisar dados geográficos, planejar o uso do solo, distribuição das culturas, localização de equipamentos e insumos;
  • Robótica e automação – robôs e sistemas automatizados que realizam tarefas como plantio, irrigação, colheita e armazenamento.

Além disso, outras tecnologias como a biotecnologia, a genética e a nanotecnologia, têm potencial para revolucionar a produção agrícola. Permitindo o desenvolvimento de plantas e animais mais resistentes, nutritivos e produtivos.

Que setores rurais estão utilizando ferramentas virtuais?

Vários setores rurais estão utilizando tecnologias para melhorar suas atividades e aumentar a eficiência na produção. Entre as principais áreas que investem em tecnologia, podemos citar:

Agricultura de precisão

Setor que tem crescido muito nos últimos anos, principalmente na produção de grãos, como soja e milho. A agricultura de precisão utiliza tecnologias como GPS, sensores e drones para monitorar o solo, umidade e a saúde das plantas. Dessa forma, os produtores ajustam a aplicação de fertilizantes e defensivos conforme as necessidades de cada área.

Pecuária

O setor tem investido principalmente no monitoramento da saúde e do desempenho dos animais. São utilizados equipamentos como brincos eletrônicos, câmeras e sensores para monitorar a alimentação, o peso e a temperatura dos animais. Além de sistemas de identificação para melhorar a rastreabilidade da produção.

Irrigação

A tecnologia tem sido utilizada para melhorar a eficiência na irrigação, reduzindo o desperdício de água e aumentando a produtividade. São utilizados sistemas de monitoramento de umidade do solo, sensores de chuva e sistemas de controle automatizados para ajustar a quantidade de água aplicada segundo as condições climáticas.

Produção de leite

Nesse setor, as ferramentas melhoram a qualidade e a produtividade da produção. São utilizados equipamentos, como: medidores de leite, sistemas de ordenha automatizados e sistemas de monitoramento da saúde das vacas.

Sem dúvidas, a adoção de boas práticas de gestão de produção rural gera benefícios significativos para os produtores. Quando esse gerenciamento é unido com tecnologias de alto desempenho, os resultados são ainda maiores.O que acha de impulsionar a sua gestão de produção rural? Quer contar com as melhores tecnologias? Então, acesse o nosso site e conheça as soluções oferecidas pela MasterPlanti!