O mercado nacional das flores está em expansão! Como aproveitar as oportunidades? Descubra neste artigo.

Os empreendedores e negócios do mercado de flores podem comemorar. Mesmo com os impactos negativos da pandemia do Covid-19, essa área segue aquecida e com excelentes oportunidades para aqueles que desejam expandir a produção e elevar a lucratividade. No entanto, é necessário entender como aproveitar esse cenário positivo sem renunciar a boa gestão do negócio.

Neste artigo, mostraremos como alinhar crescimento com gerenciamento eficiente. Falaremos também sobre a contribuição da tecnologia no sucesso das empresas do setor de flores. Confira os próximos tópicos!

Qual é o panorama do mercado de flores no Brasil?

De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) divulgados em um artigo da Edição Brasil, em apenas um ano, o mercado de flores registrou um crescimento de 15%. As perspectivas é que a área ainda avance 12%. Esses percentuais englobam vários segmentos que compõe o setor, como:

  • Flores para vasos;
  • Plantas verdes;
  • Flores de corte;
  • Produtos para paisagismo.

Uma das explicações para o aquecimento do mercado de flores nos anos mais marcantes da pandemia, está na necessidade que as pessoas tiveram de ornamentar a casa. Esse comportamento estava alinhado com o isolamento domiciliar, o desejo de tornar os ambientes mais leves e bonitos.

Após a redução das medidas de isolamento, os consumidores continuaram a manter o hábito de comprar flores. Além da casa, começaram também a utilizá-las como ornamento para escritórios, home office, eventos, festas especiais e presente para pessoas amadas.

A colaboração dos supermercados no aquecimento no setor

Entre as áreas comerciais que absorveram as flores, estão os supermercados. Esses estabelecimentos dedicam espaços internos com uma enorme variedade de espécies e produtos relacionados à jardinagem e paisagismo. Na prática, quanto maior a qualidade e a beleza das flores, mais vendas os supermercados fazem.

Além das vendas físicas, existem também as online. Muitos supermercados disponibilizam sites que permitem a compra de flores. A entrega é feita na casa do consumidor (ou na loja física, se desejar). Essa alternativa de online impulsiona os lucros desses estabelecimentos comerciais. 

Como melhorar a gestão do negócio com o aumento da produção?

O aumento da produção e das vendas do mercado de flores é um motivo para comemoração. Porém, os empreendedores precisam ficar atentos em manter o controle da gestão interna ao passo que o negócio cresce. Para atingir esse objetivo, é preciso adotar algumas práticas, como:

  • Organização de processos – é importante adotar procedimentos padronizados em toda a cadeia de produção: compra de insumos, comercialização e entrega;
  • Melhoria nas instalações – para atrair consumidores, aumentar a vida útil e a beleza das flores, os negócios devem investir em infraestrutura. Isso significa espaços maiores, organizados e até refrigerados;
  • Serviços de entrega – os consumidores que optam pela entrega das flores em uma determinada localização, devem recebê-las dentro do prazo e em boas condições. Para isso, a empresa pode investir em transporte ou firmar parceria com serviços de entrega.

A tecnologia como aliada

Hoje, existem tecnologias que otimizam a gestão de produção dos negócios do mercado de flores. Essas ferramentas entregam funcionalidades que automatizam, planejam e acompanham todas as etapas do processo produtivo. Dentre os recursos oferecidos, podemos destacar: controle de estoque dos insumos, avaliação da produtividade e eficiência.

O que acha de obter um software que potencializará os resultados da sua empresa no mercado de flores? Então, acesse o site da Masterplanti e conheça as nossas soluções!