Holambra – Importância da cidade na economia do mercado de flores

Você sabia que Holambra possui grande importância no mercado de flores nacional? Confira!

O mercado de flores no Brasil vem crescendo exponencialmente, especialmente após a pandemia do covid-19. Com isso, o mundo precisou se adaptar, levando a avanços tecnológicos em inúmeros setores. A tecnologia, que se desenvolve cada vez mais em diversos campos, também está presente no setor de mercado de flores.

Devido a esses avanços tecnológicos, é possível garantir a qualidade e quantidade de flores durante todo o ano. Como é o caso de Holambra, no interior de São Paulo, conhecida como a Cidade das Flores.

Holambra: a Cidade das Flores

Holambra é uma pequena cidade no interior de São Paulo, em Campinas, com pouco mais de 13 mil habitantes. A cidade destaca-se por ter uma ótima qualidade de vida e ter o melhor índice de segurança do Brasil. 

A principal atividade econômica de Holambra é a floricultura. O município é o maior centro de produção e exportação de flores e plantas ornamentais da América Latina, sendo responsável por 80% da exportação e por 40% da produção do setor florícola brasileiro.

Expoflora: o maior evento de Holambra

Holambra se destaca nacionalmente pelo evento Expoflora, que é realizado anualmente no mês de setembro. O evento é conhecido como a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, atraindo mais de 200 mil visitantes. A Parada das Flores é um dos seus grandes atrativos, porém é a exposição de arranjos florais, que tornam o evento importante e cativante para os visitantes.

Holambra e a tecnologia

A cidade de Holambra investe em tecnologias para melhorar a qualidade e a diversidade das flores e plantas produzidas, como o uso de estufas climatizadas, sistemas de irrigação automatizados, técnicas de cultivo hidropônico e orgânico, controle biológico de pragas e melhoramento genético.

Além disso, muitos produtores de Holambra utilizam softwares de gestão agrícola, que permitem o planejamento dos plantios e das atividades, o acompanhamento dos custos de produção e da produtividade, o controle do estoque dos insumos, a avaliação da eficiência e a geração de relatórios e gráficos. Os softwares também permitem o acesso às informações por meio do celular, tablet ou computador.

Software de gestão agrícola

O uso de softwares de gestão agrícola é uma ferramenta essencial para a produção de flores e plantas ornamentais, assegurando uma produção consistente e de alta qualidade durante todo o ano. 

Estes programas são integrados com sensores e outros dispositivos tecnológicos, que proporcionam uma visão integrada de todo o processo de cultivo. Eles monitoram condições vitais, como umidade, luminosidade e nutrientes, garantindo que as plantas cresçam sob as condições ideais. Além de fornecer análises em tempo real, os softwares utilizam dados e algoritmos de previsão para prever tendências e ajustar práticas agrícolas. Como resultado, os produtores são capazes de tomar decisões informadas, otimizar a produção, reduzir ineficiências e cortar custos. 

Conheça a plataforma Masterplanti e garanta a gestão adequada e o sucesso de seus cultivos. Acesse o nosso site e conheça as nossas soluções! https://www.masterplanti.com.br/