A produção de Citros no Brasil

A produção de citros é um importante setor nacional. Qual é o cenário atual desse mercado? Quais são as perspectivas futuras? Descubra em nosso artigo!

A produção de citros (mercado conhecido como citricultura) é uma das áreas mais rendosas e importantes do agronegócio mundial. Segundo dados do relatórioCitrus World Statistics”, publicado pela World Citrus Organisation, o mundo produziu 158,5 milhões de toneladas de frutas cítricas (laranja, limão, toranja, tangerinas etc.) nos dois últimos verões. 

Sem dúvidas, os empreendedores e negócios do setor estão na “rota” da prosperidade”. Neste artigo, falaremos sobre a importância da produção de citros no Brasil. Mostraremos também um panorama atual desse mercado nacional e as tendências já observadas. Acompanhe os próximos tópicos!

A importância da produção de citros no Brasil?

Ainda conforme o relatório “Citrus World Statistics”, o Brasil figura na segunda posição entre os maiores produtores de citros no mundo. O mercado nacional representa 12% do que é produzido pela citricultura global. Quando analisamos a participação brasileira na produção de determinadas frutas cítricas, temos ainda mais razões para comemorar:

  • O Brasil está na primeira posição mundial na produção de laranja (7,55 milhões de toneladas – cerca de 10% da produção global);
  • Quanto à produção de limão, o Brasil se posiciona em segundo lugar (1,5 milhões de toneladas). Além disso, no quesito exportação, o país está em segundo lugar.

O mercado nacional de produção de citros é tão forte, que nem a pandemia do Covid-19 abalou “as suas estruturas”. Pelo contrário, elevou os níveis de produtividade e lucros. Esse aumento de demanda foi gerado pela alta procura por frutas que reforçam a imunidade e a saúde do organismo. O resultado foi o fortalecimento do setor.

As perspectivas da citricultura nacional

Segundo dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA), as previsões da área de produção de citros no Brasil são bem otimistas. Por exemplo, a safra de laranja na principal região produtora mundial (Sudoeste de Minas Gerais e São Paulo) deve resultar em 316,95 milhões de caixas de 40,8 kg. 

Isso representa um aumento de 20,53% em relação à produção do ano anterior. Outro estudo intitulado “Sumário Executivo”, publicado pelo Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), revela que, somente no Triângulo Mineiro, devem ser produzidas cerca de 22,99 milhões de caixas.

Quais são as tendências do mercado de produção de citros?

O cinturão citrícola nacional (região que engloba São Paulo e o Triângulo Mineiro) é um exemplo do amadurecimento do mercado de produção de citros. Nessa região, se adotou um sistema que alinha técnicas de produção com tecnologias. Sendo assim, os resultados são potencializados e os processos automatizados.

Entre as ferramentas digitais utilizadas, podemos destacar:

  • Sistema de alerta fitossanitário – monitoramento de pragas que atingem os pomares;
  • Manejo integrado – estratégia que melhora o planejamento do plantio;
  • Veículos aéreos não tripulados (VANTs) – drone que mapeiam e monitoram os pomares para identificar potenciais riscos.

Uma tecnologia que merece atenção especial é o software de gerenciamento de produção em agronegócios. Essa tecnologia gera:

  • Precisão – desenvolvimento de cada lote e projeto de consumo de insumos;
  • Agilidade – monitoramento de resultados obtidos pelos trabalhadores em campo;
  • Qualidade gerenciamento de cada etapa de produção, planejamento do manejo e demais atividades;
  • Praticidade – as funcionalidades ficam disponíveis em qualquer tipo de dispositivo eletrônico: tablet, computador ou smartphone.

O que acha de automatizar a sua produção de citros? A Masterplanti tem a solução ideal para o seu negócio! Conheça agora mesmo as funcionalidades e tecnologias que disponibilizamos para os produtores da citricultura

Uma resposta para “A produção de Citros no Brasil”

Os comentários estão desativados.