Como é fazer parte de uma cooperativa?

As cooperativas de produtores rurais são indispensáveis para a melhoria da produtividade, acesso a crédito e competitividade no agronegócio. Descubra como fazer parte de uma cooperativa!

De acordo com dados apresentados pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e divulgados em um artigo da Forbes, o setor de agronegócio no Brasil tem um milhão de produtores rurais integrados a 1.173 cooperativas. Esses números levam o agronegócio ao pódio do ranking de setores com mais cooperativas no país. Mas como fazer parte de uma cooperativa?

Neste artigo, daremos a resposta para essa pergunta. Falaremos também sobre as vantagens, importância e atividades realizadas em uma cooperativa. Confira os próximos tópicos!

O que é uma cooperativa de produtores rurais?

Na prática, o cooperativismo é um modelo de organização que ajuda os produtores a alcançarem objetivos em comum. Funciona como uma sociedade que reúne os agricultores interessados em dividir lucros e responsabilidades.

Dessa forma, os cooperados encontram apoio para desenvolverem projetos, têm acesso a oportunidades e melhoram todo o processo de produção. Nesse tipo de associação, os produtores têm direitos e deveres preestabelecidos, bem como a direção de um conselho de administração eleito pela maioria.

Embora exista essa união de interesses, cada cooperado continua sendo dono do próprio negócio. Essa concentração de empreendedores provoca um ganho produtivo, redução de despesas, maior possibilidade de novos aportes financeiros para a compra de insumos e maquinários.

Quais são as vantagens?

Podemos apontar inúmeros benefícios de se integrar a uma cooperativa de produtores rurais. Entre eles, podemos destacar:

  • Direitos trabalhistas – os cooperados podem recolher contribuições previdenciárias ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), ter o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), décimo terceiro salário, férias, assistência médica e educacional;
  • Troca de experiências e conhecimentos – o intercâmbio com outros produtores possibilita a atualização de conhecimentos sobre técnicas e tecnologias, geração de parcerias de negócios, bem como o acesso a novos modelos produtivos;
  • Competitividade de mercado – um único produtor rural pode ter dificuldades em ter preços competitivos ou disputar espaço em uma área dominada por grandes corporações de produção alimentar. Com a ajuda de uma cooperativa, fica mais fácil para os pequenos produtores se manterem nesse mercado;
  • Acesso a crédito – por meio de cooperativas de crédito, os produtores têm acesso a linhas de financiamento de vários bancos e instituições. Esses tipos de financiamento costumam ter juros mais baixos e facilidades nas formas de pagamento;
  • Tecnologias e equipamentos – a cooperativa pode disponibilizar equipamentos e ferramentas tecnológicas para uso comum ou disponibilizar meios que facilitem o acesso dos cooperados a esses benefícios.

Entendendo como se integrar a uma cooperativa

O primeiro passo para fazer ser um produtor cooperado é buscar informações sobre as cooperativas rurais credenciadas na OCB da sua região. Sem seguida, é necessário:

  • Reunir os documentos solicitados – normalmente, as cooperativas pedem um documento oficial com foto (CNH, CPF ou identidade), comprovante de renda e residência;
  • Analisar o Estatuto Social – é importante ler o Estatuto Social para ter acesso às normas, atos, objetivos, direitos e deveres tanto da cooperativa quanto dos cooperados;
  • Deposite a cota – as cotas são participações financeiras depositadas pelos cooperados para a manutenção da cooperativa. Esses valores variam de uma cooperativa para outra. No geral, são depositados de forma mensal.

Enfim, as cooperativas são verdadeiras parceiras dos produtores e impulsionadoras da economia nacional. Por isso, vale a pena se integrar a uma delas. O resultado será o aumento dos ganhos e da eficiência do seu negócio.

Gostou do nosso conteúdo? Entendeu como fazer parte de uma cooperativa? Quer potencializar o gerenciamento de produção da sua empresa? Então, acesse o site da Masterplanti e descubra nossas soluções!