Gerenciamento da produção agrícola – do plantio ao packing house.

As tecnologias ajudam na gestão do packing house. Como acontece esse gerenciamento? Que benefícios são colhidos? Confira aqui!

Entre os maiores desafios do gerenciamento da produção agrícola, está o alinhamento das estratégias com a produtividade. Sem esse vínculo, fica difícil alcançar bons resultados. Para atingir esse objetivo, as empresas do setor agrícola podem contar com um conceito muito eficiente: o packing house.

Neste artigo, explicaremos com maiores detalhes como funciona e as vantagens desse conceito. Falaremos também sobre os benefícios de implantar um software para gestão do agronegócio. Confira os próximos tópicos!

Conhecendo o conceito de packing house

Packing house (em português: casa de embalagem ou empacotamento) é um termo que nomeia o lugar no qual os produtos agrícolas são recebidos, armazenados e processados antes de seguirem para o consumidor final. Esse tipo de local é muito comum em regiões produtoras de hortaliças e frutas.

Na prática, packing house se tornou também um conceito que engloba tratamentos, técnicas e tecnologias que garantem a qualidade do produto nas várias etapas da cadeia produtiva. Dessa forma, se reduz custos, além de evitar perdas produtivas.

No caso das tecnologias, são essenciais em todas as fases da packing house, como:

  • colheita – frutas e hortaliças são etiquetadas por ferramentas virtuais com os dados de origem;
  • transporte – veículos monitorados por sensores levam esses alimentos para o armazém;
  • armazenagem e higienização – equipamentos recepcionam a carga, fazem o controle de qualidade, armazenam em câmaras frias com temperatura controlada e realizam a higienização;
  • classificação e padronização – as frutas e hortaliças são classificadas e separadas por tamanho, qualidade e cor;
  • embalagem – os alimentos são embalados adequadamente e enviados para a expedição.

Em cada uma dessas etapas, as ferramentas tecnológicas conseguem monitorar o desempenho dos processos por meio de métricas ou indicadores. Com base nessas informações, o agronegócio entende o nível de eficiência, necessidade de melhorias ou modificações nas demandas.

Qual é a importância do software de gerenciamento da produção agrícola?

O estudoTecnologia e inovação no agronegócio – da economia verde à importância dos dados para o setor”, publicado pela Sociedade Nacional de Agricultura, mostra a importância da tecnologia no agronegócio. De acordo com essa pesquisa, as aplicações virtuais facilitam, automatizam, gerenciam e tornam os processos agrícolas mais inteligentes.

Em outras palavras, isso significa que, com a utilização, por exemplo, de um software de gerenciamento de produção agrícola, o agronegócio se torna mais eficiente. Entre as soluções que essa tecnologia oferece, podemos destacar:

  • Planejamento dos manejos e atividades;
  • Rastreabilidade do plantio ao packing house;
  • Registros do caderno de campo;
  • Controle do estoque de insumos;
  • Avaliação da produtividade e eficiência;
  • Planejamento da compra de insumos;
  • Planejamento dos plantios e volume de produção.

Por meio dessas funcionalidades, o agronegócio ganha agilidade, precisão, qualidade e praticidade. Outra grande vantagem é ter uma gestão de produção alinhada com as necessidades da empresa e dos clientes.

Sem dúvidas, a parceria entre tecnologia, packing house e o agronegócio, promete se fortalecer nos próximos anos. Cabe às empresas do setor acompanharem essa evolução. À medida que implantam soluções cada vez mais inteligentes em seus processos.

Gostou de entender como realizar o gerenciamento da produção agrícola no packing house? Então, aproveite para conhecer todas as soluções da Masterplanti para o agronegócio!

2 respostas para “Gerenciamento da produção agrícola – do plantio ao packing house.

  1. Sem dúvida nenhuma, a tecnologia veio para auxiliar vários setores de nossas vidas, e o agronegócio não poderia ficar de fora, como uma das principais atividade econômica do Brasil e do mundo, agora tem a tecnologia como aliada para ajudar os produtores em todo seu processo produtivo.

    Gostei bastante deste artigo, parabéns ao pessoal da Masterplanti!

Os comentários estão desativados.